Irrigação de precisão e a otimização do uso da água

A irrigação de precisão é uma das tecnologias empregas na agricultura estão exigindo cada vez mais conhecimento sobre diversos aspectos tecnológicos e profissionais. Essas ações visam aumentar a capacidade gerencial das empresas rurais, buscando otimização ou até mesmo redução de custos e melhor rendimento e qualidade na entrega final do produto.
Associado a isso, entendemos que o resultado final de toda essa tecnologia é a coleta de dados, tratamento desses dados e aplicação em resultados com mais eficiência e precisão. A ideia é maximizar os efeitos no produto final.
A tecnologia
A agricultura de precisão (AP), como é chamado no Brasil, é o sistema de produção adotado por agricultores de países de tecnologia avançada, denominado por eles de Precision Agriculture, Precision Farming ou Site-Specific Crop Management, que surgiu como um sistema de gerenciamento de informações e que teve seu crescimento potencializado a partir de avanços da tecnologia de referenciamento e posicionamento, como o GPS (do Inglês Global Positioning System) e de tecnologias de sensoriamento remoto. Conceitos surgiram a partir do emprego destas técnicas na agricultura, como os de aplicação de insumos em taxas variáveis e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
A solução hoje utilizada de enfocar grandes áreas e entendê-las como homogêneas, levando ao conceito da necessidade média para a aplicação dos insumos (fertilizantes, defensivos, água, etc), faz com que, por exemplo, a mesma formulação e/ou quantidade do fertilizante seja utilizada para toda a área, atendendo apenas as necessidades médias e não considerando, desta forma, as necessidades específicas de cada parte do campo. O mesmo acontece para os demais insumos, causando como resultado uma lavoura com produtividade não uniforme. A AP preve a reverção deste quadro, permitindo a aplicação de insumos agrícolas nos locais corretos e nas quantidades requeridas.
A exatidão das informações é uma maneira de gerir o campo com melhor eficiência metro a metro. A combinação de novas tecnologias associando a informação tornam a agricultura um mercado maduro.
Irrigação de precisão
Dentre as várias tecnologias usadas queremos destacar a irrigação de precisão, que prometem reduzir em 20% o uso de água do consumo das lavouras.
Vantagens
As tecnologias mais recentes se utilizam de sensores que podem gerar economia de até 20% de água na lavoura. Os sensores são instalados no solo, cuja plataforma monitora a umidade do ar, temperatura e a quantidade de água na lavoura. O sistema gera segurança e economia.
Toda a plataforma é modular e pode ser utilizada em lavouras de soja, milho, café e cana-de-açucar. No monitoramento de umidade do solo, os sensores avaliam a frequência e a eficiência da irrigação na lavoura.
Os relatórios são emitidos diariamente, inclusive com previsões de possibilidade de chuva e a dinâmica da água no solo. Dados importantes ao ponto de indicarem o excesso de água e apontar a possibilidade de doenças e pragas, dando ao produtor noção para o momento certo da aplicação dos defensivos.
Existem também indices de severidade que vão mostrar ao produtor as condições climáticas favoráveis. As informações ajudam o agrônomo entender o consumo de água. o que influencia diretamente nos custos da lavoura.
Pensando também nos custos que o pequeno produtor tem ao investir em equipamento existem diversas alternativas de irrigar com precisão com investimentos menores. Recomendações de sistemas de irrigação para uso na agricultura familiar com objetivo de disponibilizar ao pequeno produtor condições de usar a irrigação com menor dispêndio de recursos financeiros. Os sistemas de irrigação propostos são: gotejamento com uso de emissores artesanais feitos com segmentos de tubos de polietileno de 4 mm de diâmetro perfurados na extremidade, microaspersão com uso dos mesmos segmentos de tubos de polietileno, com diferentes variações de saída de água, por meio de cortes na extremidade do tubo e de furos concêntricos.
Vamos deixar um vídeo disponibilizado pela EMBRAPA, que fala sobre detalhes interessantes sobre o uso da Irrigação de Precisão como postura gerencial.