Fitotoxidade e a produção da minha lavoura

A fitotoxidade nas plantas é a ação tóxica que um adubo ou substância química (herbicida, inseticida, fungicida) ou ser vivo (fungo, bactéria) provoca nas plantas prejudicando o seu desenvolvimento. Os problemas de fito toxidade, podem aparecer desde a emergência das plântulas até no final do ciclo no caso de plantas anuais.
O tratamento de sementes com fungicida ou inseticida, e a aplicação de herbicidas pré-emergente e pós-emergente para plantio, e os combates de pragas e doenças nos períodos vegetativos e reprodutivos pode acarretar uma fitotoxidade nas plantas devido a inúmeros aspectos, que o produtor deve estar bem tento, como temperatura, período de aplicação e outros.
Alguns fungicidas podem causar danos em determinadas cultivares, mesmo nas doses recomendadas e aplicados corretamente.
A condição ambiental também é um fator muito importante na hora de realizar qualquer pulverização para controle químico de pragas (insetos, doenças).
Ponto crucial para evitar danos, no que tange a fitotoxidez é a condição que planta esteja turgida,ou seja, realizar aplicações nas hora mais frescas do dia.
Clicando aqui você vai encontrar um estudo completo sobre a Caracterização dos problemas de fitotoxidade de plântulas de soja devido ao tratamento de sementes com fungicida